Gabriel Assunção Quebra Hegemonia de Isaquias Queiroz no Brasileiro de Canoagem Velocidade

Publicado em 30/08/2025 às 16:36:25
Gabriel Assunção Quebra Hegemonia de Isaquias Queiroz no Brasileiro de Canoagem Velocidade

A sexta-feira (29) do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, em Lagoa Santa (MG), foi palco de disputas intensas e da quebra de uma importante hegemonia. Na categoria C1 1000m masculino sênior, Gabriel Assunção Nascimento superou o campeão olímpico Isaquias Queiroz, encerrando a sequência de seis títulos consecutivos do atleta baiano na prova. Gabriel interrompeu o domínio de Isaquias, que vencia a distância desde 2018, com a única exceção de 2020, quando o torneio não ocorreu devido à pandemia. Isaquias acumula nove títulos brasileiros nesta modalidade.

Após a vitória, Gabriel celebrou o feito inédito contra o campeão olímpico. "Fiz uma boa prova, pulei pra frente, puxei e lembrei que o Isaquias estava sem treinar. Sei que o 1000m é puxado, mas resisti bem. É a minha primeira vez ganhando do campeão olímpico, muito feliz com o resultado que fiz aqui", declarou o jovem canoísta, que também mencionou seus bons resultados internacionais, como o quinto lugar no C1 e o quarto no C2 no Mundial da Itália.

Isaquias Queiroz, por sua vez, reconheceu o desgaste físico e considerou a medalha de prata um resultado positivo diante das adversidades enfrentadas durante o ano. "Fiquei fora do Mundial, três semanas sem treinar, e isso pesa. Graças a Deus conquistei o 2º lugar. Não quis forçar mais para não arriscar lesão. O mais importante é sair com a medalha, ver o Gabriel vencendo bem e ver o crescimento da modalidade, com tantos jovens chegando. Tenho certeza que em 2026 estarei firme e forte para um grande Mundial", afirmou o campeão olímpico.

O bronze no C1 1000m ficou com Mateus Nunes Bastos, que vem de um bom desempenho no Pan Júnior de Assunção, no Paraguai, onde conquistou três medalhas.

Em outra prova de destaque, a união entre Isaquias Queiroz e Gabriel Assunção no C2 1000m sênior rendeu o ouro para o Clube de Regatas Flamengo (RJ). A parceria superou Jacky Goodman e Diego Araújo do Nascimento, da ACI Canoagem (BA), que levaram a prata, e os companheiros de clube Cauan dos Santos e Andrique Souza, que garantiram o bronze.