Influenciador digital Franklin Reis, o Neka, deixa prisão e terá que usar tornozeleira eletrônica

Publicado em 06/05/2025 às 14:51:14
Influenciador digital Franklin Reis, o Neka, deixa prisão e terá que usar tornozeleira eletrônica

O influenciador digital Franklin Reis, conhecido como "Neka", deixou a prisão nesta terça-feira (6), após passar quase um mês detido em decorrência da Operação Falsas Promessas, da Polícia Civil da Bahia. A ação investiga uma organização criminosa especializada em rifas ilegais e lavagem de dinheiro. Ao sair da sede da Delegacia de Furtos e Roubos, na Baixa do Fiscal, em Salvador, "Neka" acenou para familiares emocionados, conforme registros do Alô Juca.

Apesar da soltura, o blogueiro, que possui mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, terá que cumprir prisão domiciliar e utilizar tornozeleira eletrônica. Além disso, durante o período da investigação, ele está proibido de usar as redes sociais, segundo o Alô Juca.

A segunda fase da Operação Falsas Promessas cumpriu 22 mandados de prisão preventiva, incluindo contra cinco policiais militares, além de 30 mandados de busca e apreensão e seis medidas cautelares diversas da prisão. Além de Franklin, foram presos Ramhon Dias, José Roberto Santos, conhecido como “Nanan Premiações”, e o policial militar Alexandre Lázaro "Tchaca".

A investigação policial aponta que o grupo criminoso utilizava as redes sociais para promover rifas de baixo custo com prêmios valiosos, como carros de luxo, atraindo muitos participantes. No entanto, os sorteios eram manipulados e os prêmios, frequentemente, entregues a membros da própria organização, com o objetivo de validar o esquema e aumentar os lucros. As investigações também indicam o envolvimento de policiais militares da ativa e ex-PMs, que ofereciam proteção, informações privilegiadas e atuavam diretamente na operação das rifas fraudulentas.