Queda na Influenza A e VSR: Fiocruz Alerta para Aumento de SRAG Infantil em Regiões Específicas

O Brasil observa uma notável redução nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Influenza A na maioria dos estados. Os dados, divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em seu boletim mais recente na última sexta-feira (1º), indicam uma tendência de queda generalizada para essas doenças.
Contudo, o estudo da Fiocruz lança um alerta para um cenário preocupante: o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas, especificamente associados ao VSR. Essa elevação foi registrada nos estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. Além disso, o Rio Grande do Sul apresenta uma retomada no crescimento dessas infecções.
Em nível nacional, a análise da Agência Brasil confirma a desaceleração tanto do VSR quanto da Influenza A na maior parte do país. A SRAG, em geral, também demonstra uma tendência de queda tanto em curto quanto em longo prazo, refletindo a diminuição nas hospitalizações por Influenza A e VSR na maior parte do território nacional. Em comparação com a Covid-19, os casos graves dessas outras infecções respiratórias mantêm-se em níveis baixos.
No que diz respeito às capitais brasileiras, apenas duas das 27 registraram níveis de SRAG em alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas: Campo Grande (MS) e Vitória (ES).