Justiça nega recurso e Band terá de pagar multa milionária após comentários de Datena

A Band foi derrotada na Justiça de São Paulo e terá de pagar uma multa de R$ 4,7 milhões à companhia aérea Alitalia. A decisão da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) é resultado de um processo motivado por declarações feitas pelo então apresentador do "Brasil Urgente", José Luiz Datena, em 2009.
Na época, Datena criticou a Alitalia ao vivo, expressando sua insatisfação por não ter conseguido embarcar em um voo na Grécia. O apresentador alegou ter sofrido discriminação e chegou a associar a empresa ao nazismo, além de manifestar o desejo de sua falência e compará-la a um esquema de lavagem de dinheiro.
A Justiça considerou a Band a única responsável pelas declarações de Datena e a condenou a pagar indenização por danos morais. A emissora não teria cumprido os termos da condenação, transitada em julgado em 2020, o que levou o juiz Cassio Brisola, da 1ª Vara Cível, a fixar a multa milionária. A Band informou que não comentará o caso.
Datena, que deixou a Band em 2024 para concorrer à prefeitura de São Paulo, teve uma breve passagem pelo SBT após a eleição e, em breve, deve assinar contrato com a RedeTV!.