Kleber Rosa aciona Justiça contra deputado Leandro de Jesus por calúnia em caso de invasão à Câmara de Salvador

Publicado em 28/08/2025 às 20:40:31
Kleber Rosa aciona Justiça contra deputado Leandro de Jesus por calúnia em caso de invasão à Câmara de Salvador

O ex-candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), protocolou nesta quinta-feira (28) uma queixa-crime contra o deputado estadual Leandro de Jesus (PL). A ação judicial é uma resposta às acusações de que Rosa teria liderado uma invasão violenta à Câmara Municipal de Salvador (CMS). A defesa de Rosa classifica a denúncia como parte de uma estratégia de "lawfare", caracterizada pelo uso indevido do sistema judiciário para descreditar opositores e limitar sua participação em debates democráticos.

Segundo a representação protocolada, o objetivo seria criminalizar movimentos sociais e sindicais, gerando um clima de intimidação e afastando adversários da arena política. O deputado Leandro de Jesus é acusado de imputar a Kleber Rosa crimes como invasão de prédio público, lesões e associação criminosa. No entanto, a defesa de Rosa argumenta que sua participação na sessão ocorreu de forma pacífica, com apenas manifestações verbais, e que a mudança do local da sessão foi uma decisão da presidência da Câmara, e não fruto de violência.

A queixa-crime também aponta para uma suposta distorção de imagens e reportagens para construir uma narrativa de violência e invasão com fins políticos. A acusação de Leandro de Jesus remete à sessão da CMS ocorrida em 22 de maio deste ano, marcada pela presença de manifestantes de movimentos sindicais. Na ocasião, dois vereadores se envolveram em uma discussão e foram agredidos no Centro de Cultura da Câmara. Membros do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (ALPB) participavam de um protesto do lado de fora da Casa Legislativa contra o reajuste proposto pelo Executivo e a realização da votação a portas fechadas.