Líder da Oposição sugere que Jerônimo Rodrigues implante bonde sobre os trilhos do Centro Histórico de Salvador

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Tiago Correia (PSDB), propôs ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a realização de estudos de viabilidade para a reintrodução de um bonde sobre trilhos no Centro Histórico de Salvador. A sugestão, apresentada em Projeto de Indicação, prevê que o percurso do bonde possa abranger locais como o Mercado Modelo e a Praça da Sé.
Ao justificar a iniciativa, o parlamentar destacou a relevância histórica do Centro Antigo de Salvador e a necessidade de impulsionar o turismo na capital baiana. Tiago Correia exemplificou o sucesso de bondes em centros históricos de outras metrópoles turísticas internacionais, como Lisboa, São Francisco e Amsterdã, onde o modal não só facilita o transporte, mas também se configura como importante atração.
Um passado sobre trilhos em Salvador:
Salvador tem um histórico com o transporte sobre trilhos. Em meados do século XIX, a cidade operava bondes movidos à tração animal, os chamados "bondes de burro". Os primeiros registros indicam que essas linhas partiam da atual Praça Castro Alves em direção ao Largo da Vitória.
No final do mesmo século, os bondes elétricos começaram a circular em Salvador, convivendo inicialmente com os bondes de tração animal. A capital baiana chegou a ser referência nesse modal, expandindo suas linhas por diversos pontos da cidade, conforme registros históricos que ilustram o auge do sistema.
No entanto, a chegada dos ônibus, aliada à crescente expansão do uso de automóveis e a movimentos populares conhecidos como "Quebra-Bondes", levou ao desaparecimento gradual do transporte. A última viagem de bonde em Salvador ocorreu em setembro de 1961. Apesar da extinção do serviço, os autores Cybèle Celestino Santiago e Karina Matos de Araújo F. Cerqueira, em sua obra "Sobre Arcos e Bondes: Resgatando a Memória Urbana de Salvador", lamentam a ausência de exemplares preservados na cidade, mas apontam museus em outras capitais, como o Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla em São Paulo e o MHAB em Belo Horizonte, onde é possível encontrar bondes similares aos que outrora serviram Salvador.
