Luiz Gonzaga: Filme 'Légua Tirana' Celebra Legado do Rei do Baião em Pré-estreia Vibrante

A trajetória de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que moldou a música nordestina e brasileira, foi celebrada em uma pré-estreia festiva em Salvador, na noite desta quinta-feira (14). O filme "Luiz Gonzaga - Légua Tirana", dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, apresentou sua obra que mergulha na infância e juventude do icônico artista pernambucano.
O evento, realizado no UCI Orient, no Shopping da Bahia, contou com a presença de convidados e um pocket show com o elenco. O longa, com estreia oficial marcada para 21 de agosto, narra a formação de Gonzagão em Exu, Pernambuco, destacando suas raízes familiares e as influências que o alavancaram para se tornar um dos maiores nomes da música nacional. A Chapada do Araripe, cenário que permeia a produção, contextualiza as paisagens, ritmos e sonoridades que foram cruciais para sua evolução artística.
A representação de Luiz Gonzaga ao longo das diferentes fases da vida é feita por um elenco talentoso. Kayro Oliveira interpreta o artista em sua infância, no período de seus primeiros contatos com a sanfona. Wellington Lugo dá vida à adolescência do músico, enquanto Chambinho do Acordeon o encarna na fase adulta – esta sendo a segunda vez que o artista interpreta Gonzaga nas telonas. Completando o quadro, Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião, o retrata em um momento de encantamento. A escolha do mês de agosto para a estreia coincide com o mês de falecimento de Luiz Gonzaga em 1989.
O elenco de "Luiz Gonzaga - Légua Tirana" é ainda enriquecido pela participação de nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana, Tonico Pereira, Ivanildo Gomes (in memoriam) e Mestre Bule Bule. A distribuição do filme é feita pela O2 Play, com patrocínio da Sungrow do Brasil e produção da Mont Serrat Filmes e Cinema no Interior.