Lula presta homenagem ao papa Francisco em velório no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou uma comitiva brasileira ao Vaticano nesta sexta-feira (25) para homenagear o Papa Francisco, falecido na segunda-feira (21). Na Basílica de São Pedro, Lula, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff, dos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara, Hugo Motta, ministros e parlamentares, prestou suas condolências.
Em suas redes sociais, Lula expressou seus sentimentos, desejando que a sabedoria e compaixão do Papa continuem a inspirar a todos. O presidente ressaltou a emoção de compartilhar a homenagem com outros presentes, destacando a devoção ao líder religioso.
O velório público de Francisco, que atraiu mais de 128 mil pessoas, foi encerrado nesta sexta-feira com o rito de fechamento do caixão. O funeral e a missa de corpo presente estão marcados para sábado (26).
Após a cerimônia, terão início os "Novemdiales", nove dias de luto e orações. O corpo do Papa será então levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, atendendo a um desejo do pontífice. Após os dias de luto, o Vaticano iniciará o conclave para eleger o novo Papa.