MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Fiocruz, lança nesta terça-feira (22) a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), abrindo inscrições para selecionar 130 projetos de cursinhos preparatórios gratuitos para o Enem e vestibulares.
As inscrições, abertas até 6 de maio através do portal Prosas, priorizarão cursinhos que não recebem outros apoios financeiros. A lista de inscritos será divulgada em 7 de maio no portal do MEC.
De acordo com Hugo Silva, presidente da Ubes, os cursinhos populares são cruciais para democratizar o acesso ao ensino superior, especialmente para jovens de periferia em um país desigual.
Com um investimento inicial de R$ 24,8 milhões para o ciclo 2024-2025, a rede beneficiará até 5.200 estudantes já no primeiro ano, apoiando 130 cursinhos. O investimento total até 2027 alcançará R$ 99 milhões, com apoio a cerca de 324 cursinhos.
Silva enfatiza a importância da inscrição dos cursinhos no edital da Rede Nacional, visando apoio didático, financeiro e capacitação de professores.