Médicos realizam nova assembleia para discutir suspensão de atendimentos em cinco hospitais da rede estadual

Publicado em 30/07/2025 às 12:28:59
Médicos realizam nova assembleia para discutir suspensão de atendimentos em cinco hospitais da rede estadual

Médicos de cinco hospitais públicos da Bahia se reunirão nesta quarta-feira (30) para definir os próximos passos da categoria, que já aprovou a suspensão de atendimentos a partir de quinta-feira (31). A convocação, feita pelo sindicato da classe, inclui profissionais do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral do Estado (HGE), Maternidade Tsylla Balbino, Iperba e Albert Sabin.

O encontro desta quarta-feira servirá para debater a operacionalidade prática da greve. O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (SindiMed) informou que a suspensão será mantida caso o Governo do Estado não apresente negociações e não atenda às reivindicações da categoria.

A suspensão dos atendimentos eletivos clínicos e cirúrgicos ocorrerá após denúncias de demissões em massa de médicos contratados sob regime CLT para a posterior contratação como Pessoa Jurídica (PJ). Mais de 500 profissionais estariam sendo desligados do HGE, HGRS e das maternidades Tsylla Balbino, Iperba e Albert Sabin, todas em Salvador.

O SindiMed reforçou que "a luta por condições dignas de trabalho continua" e que a assembleia será realizada de forma virtual às 18h. A denúncia aponta que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) estaria promovendo essas demissões com o intuito de contratar os mesmos médicos em regime PJ.