Moradores de comunidade no Litoral Norte relatam faltas constantes de energia e criticam Coelba

Publicado em 07/05/2025 às 19:28:07
Moradores de comunidade no Litoral Norte relatam faltas constantes de energia e criticam Coelba

Moradores da comunidade rural de Água Fria, em Mata de São João, Litoral Norte, denunciam o que consideram um "completo abandono" devido às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica e aos riscos de acidentes envolvendo a rede de alta tensão. A Associação dos Moradores, Proprietários e Produtores Rurais de Água Fria e Adjacências relata que, apesar de inúmeros contatos com a Coelba, a situação persiste sem soluções.

De acordo com o presidente da associação, Gildo Leal, as quedas de energia, que podem durar horas ou até dias, impactam diretamente a rotina e a economia local. Além dos prejuízos domésticos, como a perda de alimentos e danos a eletrodomésticos, a instabilidade no fornecimento afeta a produção agropecuária, principal atividade econômica da região.

A associação destaca que sistemas de irrigação e bombas d'água são paralisados, colheitas são comprometidas, animais correm risco de morte e a exposição a fios soltos e postes mal posicionados aumenta o perigo de acidentes para pessoas e animais.

Entre as principais reivindicações da comunidade estão a modernização e substituição da rede elétrica obsoleta, a adequação da estrutura elétrica e da rede baixa em todas as vias da região, a remoção imediata de fiações perigosas em propriedades e a implementação de um plano de manutenção contínua e eficaz.