MP deflagra operação contra fraudes em órgão de trânsito no Oeste baiano

Uma operação do Ministério Público do Estado (MP-BA), batizada de "Fraus Omnia", foi deflagrada nesta quarta-feira (23) em Barreiras e São Desidério, no Extremo Oeste baiano, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes na 10ª Ciretran de Barreiras. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam para uma organização criminosa que manipulava exames de habilitação e vistorias de veículos para obter vantagens financeiras ilícitas. O esquema, conforme o MP-BA, era influenciado por um empresário local que, mesmo sem cargo público, exercia controle sobre o órgão, transformando-o em um "balcão de negócios".
Os investigados são acusados de adulterar resultados de provas e emitir documentos fraudulentos para a habilitação de condutores e a circulação de veículos. Durante a operação, foram apreendidos R$ 282,9 mil em dinheiro, R$ 14,2 mil em cheques, um celular, um caderno com anotações, um carimbo e extratos bancários.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apura também a possível participação de instrutores de autoescolas na aprovação fraudulenta em provas práticas, como a de baliza, além da adulteração de resultados em provas teóricas e manipulações em processos de vistoria veicular. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Barreiras.
