Mutirão “Mães em Ação” da DPE/BA chega a Salvador com foco em questões ligadas à pensão alimentícia

Publicado em 22/05/2025 às 18:47:13
Mutirão “Mães em Ação” da DPE/BA chega a Salvador com foco em questões ligadas à pensão alimentícia

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) promove em Salvador uma ação inédita voltada para mães solo, o mutirão “Mães em Ação”. A iniciativa oferece atendimento jurídico gratuito, com foco principal na solução de questões relacionadas à pensão alimentícia, incluindo acordos e ações judiciais, prometendo transformar a realidade de muitas mulheres. O evento visa dar visibilidade ao papel essencial das mães solo, promovendo cidadania e oferecendo suporte legal, emocional e social para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O mutirão está agendado para o próximo sábado, dia 24 de maio, com atendimentos ocorrendo das 9h às 16h.

Com estimativa de atender cerca de 400 pessoas, a ação concentrará esforços nas demandas de pensão alimentícia. A defensora pública Laíssa Rocha, coordenadora executiva das defensorias públicas especializadas, detalha as expectativas: “A expectativa é alcançar um grande número de mães, e atender de maneira eficiente às mães que compareçam ao mutirão de modo que elas saiam do atendimento já com o número do seu processo em mãos. Além disso, oferecer outros serviços de maneira a qualificar a autoestima e o bem-estar para esse público”.

Em Salvador, o “Mães em Ação” acontece no Colégio Central, das 9h às 16h. Além dos serviços jurídicos, o evento contará com a participação do Instituto Embelleze, que oferecerá cortes de cabelo e esmaltação de unhas gratuitos para promover a autoestima e o bem-estar das participantes. Haverá também palestras sobre temas relevantes como violência contra a mulher e saúde mental das mães solo.

Laíssa Rocha reforça o objetivo da iniciativa: “O projeto visa promover a cidadania, o acesso à justiça e a valorização social da maternidade, principalmente das mães solo, garantindo que tenham resguardada a assistência jurídica, socioassistencial e emocional necessária para dirimir as dificuldades encontradas no desafio de chefiar sozinhas uma família”. Ela destaca que a ação busca reafirmar o papel da DPE/BA na promoção de uma maternidade digna e respaldada por direitos.

O projeto “Mães em Ação” não é exclusivo da capital, tendo percorrido diversas cidades do interior baiano como Santo Amaro, Brumado e Amargosa, levando atendimento a mães de diferentes regiões. Com a iniciativa, a DPE/BA busca assegurar que as mães solo tenham os recursos necessários para a subsistência de seus filhos, contribuindo para a segurança alimentar das famílias em situação de desamparo.