Operação contra organizações criminosas é deflagrada em presídio de Paulo Afonso

Publicado em 16/05/2025 às 11:11:14
Operação contra organizações criminosas é deflagrada em presídio de Paulo Afonso

Uma operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (16) no Conjunto Penal de Paulo Afonso, unidade prisional situada na divisa entre Bahia, Sergipe e Alagoas. Denominada Operação Lockdown, a ação tem como objetivo principal o combate a organizações criminosas que atuam em regiões de fronteira, como a do estado da Bahia.

Os trabalhos são realizados em conjunto pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). O foco é a busca e apreensão de materiais ilícitos no interior do complexo, com atenção especial às celas. A meta da operação é eliminar a presença de aparelhos celulares, drogas ou qualquer meio que possibilite a comunicação entre os internos e criminosos que operam fora do ambiente carcerário.

No Conjunto Penal de Paulo Afonso, a Operação Lockdown é coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP). A ação conta com a atuação de policiais penais do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), além do apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga (Cipe Caatinga), da Companhia Independente de Policiamento Tático (Cipt-Norte), do Comando de Policiamento da Região Nordeste (CPRNE) e do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (Cpres) na intervenção prisional.

Simultaneamente à ação na penitenciária, operações estratégicas complementares estão sendo realizadas na cidade, envolvendo equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Polícia Técnica (DPT).