Operação da Polícia Civil desbarata fraude em contratos de manutenção do TJ-BA

Publicado em 14/08/2025 às 10:03:23
Operação da Polícia Civil desbarata fraude em contratos de manutenção do TJ-BA

A Polícia Civil, através do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), deflagrou na manhã desta quinta-feira (14), em Salvador, a “Operação Baixa Execução”. A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão em uma investigação que apura fraudes em contratos de manutenção de equipamentos de refrigeração para unidades do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Segundo as apurações do Draco, conduzidas pela Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), a empresa investigada teria recebido pagamentos por serviços que não foram efetivamente realizados. Para simular a execução das manutenções preventivas e corretivas estipuladas em contrato, a empresa teria apresentado relatórios falsificados. O valor total do contrato em questão ultrapassava R$ 2,9 milhões.

Diligências investigativas em diversas comarcas constataram que os serviços previstos não foram prestados, apesar de constarem como realizados na documentação apresentada pela empresa. Os crimes investigados incluem fraude na execução de contrato administrativo e falsificação de documentos. O material apreendido servirá como base para os próximos desdobramentos da investigação.