Operação Égide: prisões e confronto marcam ação policial contra grupo de assaltantes em Salvador

Publicado em 15/08/2025 às 10:39:42
Operação Égide: prisões e confronto marcam ação policial contra grupo de assaltantes em Salvador

Uma força-tarefa policial desarticulou, na manhã desta sexta-feira (15), uma organização criminosa especializada em furtos a grandes estabelecimentos comerciais na capital baiana. A Operação Égide cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em bairros como Engomadeira, Tancredo Neves, Pau Miúdo e Mata Escura, resultando na prisão de sete indivíduos. Estes criminosos são também suspeitos de envolvimento em um ataque a tiros contra a Polícia Civil em julho deste ano, que resultou na morte de um homem e deixou um delegado e uma mulher feridos na Engomadeira.

Durante o cumprimento de um dos mandados na Engomadeira, um dos criminosos reagiu à prisão efetuando disparos contra a equipe policial, o que desencadeou um confronto. O indivíduo foi atingido e, apesar de ter sido socorrido para uma unidade de saúde, não resistiu. Com ele, foram apreendidos uma pistola com carregador alongado e 30 munições.

A operação contou com a participação integrada de diversos departamentos da Polícia Civil, incluindo Inteligência Policial (DIP), Investigações Criminais (DEIC), Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Polícia Metropolitana (Depom), Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e Operações e Recursos Especiais (Core). A Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI-SSP) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar também integraram a ação.