Operação Itapuã em Paz: 34 pessoas levadas à delegacia e 16 motos apreendidas

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia, através da 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã), a Polícia Militar e órgãos municipais, realizada nesta segunda-feira (8), resultou na condução de 34 indivíduos à delegacia para investigações e na apreensão de 16 motocicletas com restrições. A iniciativa, batizada de Operação Itapuã em Paz, teve como foco principal a promoção da segurança e do ordenamento público no bairro de Itapuã, beneficiando moradores e turistas.
Durante as abordagens, dois homens foram autuados por meio de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs): um por posse de cocaína e outro por desacato. Segundo o delegado Maurício Moradillo, titular da 12ª DT/Itapuã, mais da metade dos conduzidos à delegacia possuem histórico policial, porém, não foram encontradas pendências judiciais ativas contra eles. "Esse trabalho nos dá subsídios para investigações em curso e promove mais segurança para a população e turistas. A integração com os órgãos municipais é fundamental para o ordenamento público", destacou Moradillo.
A Transalvador apreendeu as 16 motocicletas com irregularidades junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e de Ordem Pública (Semop) recolheram cerca de 250 equipamentos proibidos, incluindo garrafas de vidro, facas, facões, toldos e barris de aço. Adicionalmente, dez pontos de comércio informal não autorizado foram desativados, e dois estabelecimentos comerciais foram notificados por ocuparem indevidamente a calçada. A Limpurb também participou das ações.
Um levantamento da 12ª DT/Itapuã revela que, entre junho e o início deste mês, 11 mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra investigados por tráfico de drogas, homicídios e roubos. No mesmo período, oito prisões em flagrante foram efetuadas no bairro por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação.
