Operação Metallis: Salvador intensifica combate a furtos e roubos de cabos de cobre

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a sexta edição da 'Operação Metallis' em Salvador, com o objetivo central de combater o furto, roubo e a venda ilegal de cabos e fios de cobre, além de outros equipamentos de empresas públicas e privadas. A ação integrada contou com a participação de integrantes das Forças Policiais, do Corpo de Bombeiros e de diversos outros órgãos em múltiplos pontos da capital baiana.
De acordo com o coronel Raimundo Cerqueira, coordenador de Avaliação de Operações da SSP, a operação consistiu em uma vistoria preventiva em cinco locais estratégicos de Salvador. "O furto e roubo de cabos elétricos tem um impacto direto nas atividades de serviços públicos. Essa é mais uma ação para coibir essas práticas e identificar os locais onde elas ocorrem", explicou o coordenador.
A Neoenergia Coelba também está engajada na iniciativa. Felipe Costa, gerente de Operações da empresa, ressaltou a parceria com a SSP para o intercâmbio de informações e anunciou a adoção de medidas operacionais para dificultar o acesso de infratores às redes. "Estamos também adotando ações operacionais para dificultar o acesso dos infratores às nossas redes e instalamos tecnologias no sistema elétrico para que a possível interrupção devido ao roubo de fios seja normalizada em menos tempo", destacou Costa.
A operação contou com o apoio de equipes da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) e Superintendência de Inteligência (SI), Polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Fazenda. Também participaram as Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e de Ordem Pública (Semop), além de representantes da Embasa, Instituto Neoenergia (Coelba), Transalvador, Claro, Oi, Tim, Vtal e Vivo.