Operação Nordeste Integrado: Mais de 5.900 Agentes em Combate ao Crime Interestadual

Publicado em 07/08/2025 às 09:05:38
Operação Nordeste Integrado: Mais de 5.900 Agentes em Combate ao Crime Interestadual

Uma força-tarefa sem precedentes, a Operação Nordeste Integrado, foi deflagrada nesta quinta-feira (7), unindo mais de 5.900 agentes de segurança pública em ações coordenadas em oito estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A operação, que se estenderá por dois dias, tem como alvo principal o combate direto ao avanço de organizações criminosas que atuam de forma interestadual.

Com a expedição de 510 mandados de prisão e de busca e apreensão, a operação mobiliza um contingente significativo de policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência. As diligências estão concentradas nas divisas dos estados participantes, com o objetivo de reforçar o patrulhamento, cumprir ordens judiciais e apreender armas, drogas e outros materiais ilícitos, visando desarticular redes criminosas.

A principal meta da Operação Nordeste Integrado é a redução expressiva da criminalidade nas áreas de fronteira entre os estados. Crimes como homicídios, tráfico de entorpecentes e de armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de assaltos, estão sob forte escrutínio. A estratégia da operação baseia-se em análises prévias detalhadas de 'manchas criminais', garantindo que as ações sejam direcionadas com maior efetividade aos territórios considerados mais vulneráveis e com maior incidência de atividades ilícitas.