”Operação Terra Justa" prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia

Publicado em 25/04/2025 às 11:29:31
”Operação Terra Justa" prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia

Uma operação conjunta do Ministério Público da Bahia (MPBA) e da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, deflagrou nesta sexta-feira (25) a "Operação Terra Justa" contra uma milícia armada que atua há mais de uma década no oeste baiano, aterrorizando comunidades tradicionais.

A ação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPBA, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Correntina e Jaborandi. O alvo foram integrantes da milícia, denunciada por crimes de intimidação e violência em conflitos fundiários na região.

Durante a operação, foram apreendidos armas, munições e equipamentos eletrônicos. A investigação aponta que o grupo criminoso utilizava uma empresa de segurança privada de fachada, sem autorização legal, para coagir e expulsar famílias posseiras e povos tradicionais de suas terras, prestando serviços a grandes fazendeiros envolvidos em grilagem na região. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Correntina, após solicitação do MPBA, com base em investigações que revelaram a atuação da milícia em áreas rurais do município.