Piloto desaparece na Amazônia após queda de avião; último sinal foi na fronteira do Brasil com Guiana

Equipes de resgate seguem mobilizadas na busca por Marcelo Noronha Muniz, piloto de 58 anos desaparecido desde a manhã da última quarta-feira (16). Muniz decolou em um avião Cessna 182 (matrícula PT-IVN) de uma pista de garimpo em Oriximiná, no oeste do Pará.
A aeronave sumiu nas proximidades da aldeia Kaxuyana-tunayana, próxima à fronteira entre Brasil e Guiana. O voo tinha como destino a pista "Nova", a 61 km do ponto de partida. Segundo familiares, o piloto transportava alimentos para a região. Após o desaparecimento, Muniz chegou a se comunicar com familiares e colegas via internet via satélite.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma aeronave SC-105 Amazonas e outras de apoio para auxiliar nas buscas, reforçando a operação no domingo (20) com uma decolagem a partir de Boa Vista (RR). Bombeiros de Santarém devem chegar ao local na terça-feira (22), após um trajeto de cerca de seis horas por terra e rio.
A Polícia Civil do Pará investiga o caso e identificou o último acesso do piloto à internet via satélite, no dia 16 de abril. A polícia solicitou à Starlink a localização exata da aeronave, mas, até a última atualização, a empresa não havia respondido. A Prefeitura de Oriximiná também está acompanhando a situação, com equipes da Defesa Civil, bombeiros civis e moradores experientes em buscas na selva atuando no caso.