Reunião de Haddad com Tesouro dos EUA é cancelada após atuação de 'extrema-direita', diz ministro

Publicado em 11/08/2025 às 18:05:17
Reunião de Haddad com Tesouro dos EUA é cancelada após atuação de 'extrema-direita', diz ministro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (11) o cancelamento de uma reunião que estava prevista para esta quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. A agenda tinha como objetivo principal buscar a redução de uma sobretaxa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump ao Brasil.

Segundo Haddad, em entrevista à GloboNews, o cancelamento foi atribuído à atuação de "forças de extrema-direita" que mantêm contato com a Casa Branca. O ministro citou especificamente o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra nos Estados Unidos.

Haddad relatou que essas "forças de extrema-direita", ao tomarem conhecimento da reunião marcada, agiram junto a assessores do presidente Trump para desmarcar o encontro virtual. "De novo, a militância antidiplomática dessas forças de extrema-direita que atuam junto à Casa Branca, tomaram conhecimento da minha fala... e agiram junto a alguns assessores do presidente [dos EUA, Donald] Trump, e a reunião com ele... foi desmarcada", declarou o ministro.

O ministro da Fazenda acrescentou que o cancelamento ocorreu após Eduardo Bolsonaro dar uma entrevista pública afirmando que buscaria "inibir esse tipo de contato entre os dois governos", destacando que a questão em pauta não era puramente comercial. "Não há coincidência nesse tipo de coisa", ressaltou Haddad.

De acordo com o representante da Fazenda, após a declaração de Eduardo Bolsonaro, o ministério tentou reagendar a reunião para outra data, mas não obteve um retorno positivo por parte do Tesouro americano.