Ruben Amorim critica cultura do Manchester United e cogita saída após nova derrota na Premier League

Após a derrota por 2 a 0 para o West Ham em Old Trafford no último fim de semana, o técnico Ruben Amorim externou novamente sua insatisfação com a fase atual do Manchester United. O resultado manteve a equipe na 16ª posição da Premier League, sem riscos de rebaixamento, mas muito aquém do que se espera de um dos gigantes do futebol inglês.
Em um desabafo franco, Amorim chegou a colocar em xeque sua continuidade no comando do clube ao final da temporada. "Neste clube, não importa ganhar ou perder na Liga Europa. Os problemas são muito maiores. E se não for possível corrigir isso? É algo a trabalhar dentro e fora do campo. Se não conseguirmos, temos que ir embora e dar lugar a outros. Todos nós", declarou o português.
Desde que assumiu o comando técnico do United, Amorim tem enfrentado resistência. Um dos momentos mais difíceis de sua gestão foi a série de três derrotas consecutivas em casa pela Premier League — um feito negativo que não acontecia desde 1979.
Apesar da classificação para a final da Liga Europa, marcada para 21 de maio contra o Tottenham, Amorim manteve as críticas ao desempenho do elenco. "A cultura da equipe. Tenho esse sentimento: precisamos mudar isso. Precisamos ser realmente fortes no verão e corajosos. Porque não teremos uma próxima temporada como esta", afirmou.
O treinador também demonstrou ceticismo sobre o impacto de uma eventual vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. "Estamos mostrando no final desta temporada que jogar a Premier League e a Liga dos Campeões é a lua para nós. E então não estou preocupado com a final. Eles estarão focados e não sei o que é melhor. Se é jogar a Liga dos Campeões ou não."
Antes do confronto pela final europeia, o United tem compromisso pela penúltima rodada da Premier League nesta sexta-feira (17), quando enfrenta o Chelsea fora de casa às 16h15 (horário de Brasília).