Salvador Amplia "Botão Lilás" no WhatsApp para Denúncias de Violência Contra a Mulher Durante Todo o Ano

Publicado em 07/08/2025 às 13:23:38
Salvador Amplia "Botão Lilás" no WhatsApp para Denúncias de Violência Contra a Mulher Durante Todo o Ano

Salvador reforça seu compromisso no combate à violência contra a mulher com a ampliação do "Botão Lilás", um canal de comunicação via WhatsApp que agora funcionará ao longo de todo o ano. Lançado oficialmente nesta quinta-feira (7), o serviço, que já demonstrou eficácia em eventos como o Carnaval e o Festival Virada, estará acessível pelo número (71) 98791-3420. A iniciativa visa oferecer às soteropolitanas um meio rápido e direto para solicitar ajuda às autoridades em tempo real.

Fruto da colaboração entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Inovação e Tecnologia (Semit), juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM), o Botão Lilás se insere nas ações do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência de gênero. A escolha do dia 7 de agosto para o lançamento é simbólica, pois marca o aniversário da Lei Maria da Penha.

Ao longo do ano, a tecnologia permitirá às mulheres acionar a Guarda Civil Municipal, especialmente a Patrulha Guardiã Maria da Penha, em situações de emergência. O sistema também facilitará o encaminhamento para serviços de acolhimento essenciais, como unidades de saúde e a Casa da Mulher Brasileira, além de fornecer informações sobre outros serviços públicos de apoio.

"Essa central será acessada por um aplicativo onde a mulher poderá acionar a rede de apoio, sinalizando sua localização e pedindo ajuda e trazendo efetividade a partir da conexão direta com a nossa Guarda Civil, mas futuramente poderá integrar outros serviços de apoio também", explicou Fernanda Lordello, titular da SPMJ.

**Como Funciona:**
O processo inicia com o compartilhamento de informações básicas, como o CPF, para verificação na plataforma Salvador Digital. Em caso de não cadastramento, a usuária é guiada para autenticação via gov.br. Em seguida, a plataforma confirma a identidade da vítima e solicita dados adicionais, incluindo localização, medidas protetivas, raça/cor, tipo de violência (física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual), situação de emergência e ação em caso de perigo imediato.

Para casos de perigo iminente, o sistema aciona imediatamente a Guarda Municipal de Salvador pelo número (71) 99623-4955. Simultaneamente, a geolocalização e os dados da ocorrência são enviados em tempo real para o painel de monitoramento da Guarda Municipal.

"Trata-se de uma importante inovação tecnológica desenvolvida com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, por meio do uso estratégico da tecnologia. A solução incorpora uma funcionalidade semelhante ao Botão do Pânico, já disponível no WhatsApp oficial da Prefeitura de Salvador, pelo número (71) 98791-3420", afirmou Alberto Braga, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O Botão Lilás permite o registro de ocorrências tanto pela vítima quanto por terceiros, com opção de compartilhamento de localização. Dependendo da gravidade, o sistema oferece uma jornada digital personalizada com orientações e encaminhamentos específicos.

Segundo Géssica Reis, coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, ao acessar o Botão Lilás, a mulher pode obter informações gerais ou ser direcionada para serviços como a Casa da Mulher Brasileira, Ministério Público ou TJ. Em caso de solicitação de viatura em situação de violência, a solicitação é direcionada ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento (CICOMV). Um agente entra em contato para coletar mais detalhes, pois a geolocalização inicial pode não ser precisa, garantindo que a viatura ou patrulha mais próxima seja acionada para prestar o suporte necessário.