Salvador cria comitê gestor para impulsionar turismo sustentável e inteligente

Publicado em 24/09/2025 às 10:36:40
Salvador cria comitê gestor para impulsionar turismo sustentável e inteligente

A Prefeitura de Salvador oficializou, por meio de decreto, a formação do "Comitê Gestor de Destinos Turísticos Inteligentes de Salvador". A iniciativa tem como meta principal fortalecer o setor turístico e promover o desenvolvimento sustentável na capital baiana, seguindo um modelo de planejamento baseado em nove eixos, que englobam governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e segurança.

O comitê visa a integrar esforços institucionais e a desenvolver soluções inovadoras para o turismo. Sua composição reflete essa diversidade de atuação, reunindo representantes de diversas esferas. A presidência do grupo será exercida pela secretária de Cultura e Turismo (Secult) e vice-prefeita, Ana Paula Matos.

Participarão do comitê membros de outras secretarias municipais, como Mobilidade (Semob), Desenvolvimento Econômico (Semdec), Reparação (Semur), Sustentabilidade (Secis) e Fazenda (Sefaz). A Fundação Gregório de Matos (FGM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) também terão representantes na composição.

Além dos órgãos municipais, o comitê contará com a participação de representantes do setor privado e acadêmico. Estão incluídos membros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e da Salvador Destination. A atuação dos membros no comitê não será remunerada.

Entre as atribuições do novo grupo estão a articulação entre as diferentes secretarias, a elaboração de estratégias, o acompanhamento de ações, o fomento à cooperação entre os setores público e privado e a busca por recursos e parcerias para a execução de projetos voltados ao turismo.