Salvador recebe espetáculo gratuito inspirado nos rios amazônicos neste final de semana; saiba mais

Publicado em 19/05/2025 às 16:47:14
Salvador recebe espetáculo gratuito inspirado nos rios amazônicos neste final de semana; saiba mais

O Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, recebe nesta sexta-feira (23) e sábado (24), sempre às 19h, o espetáculo de dança "Na Beira", da Companhia Moderno de Dança. A montagem, que explora as paisagens e os mistérios dos rios amazônicos como fonte de inspiração, estabelece um diálogo entre a "Encantaria-corpo" — uma abordagem artística desenvolvida pela pesquisadora Ana Flávia Mendes — e o universo poético dos rios da Amazônia, povoado por seres encantados, conforme descrito pelo poeta João de Jesus Paes Loureiro.

A entrada para as apresentações é gratuita, e os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla.

Criado em Belém, Pará, no ano de 2019, "Na Beira" é fruto da pesquisa de doutorado da diretora artística e bailarina Luiza Monteiro, realizada no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), com parte do estudo conduzido na Université du Québec à Montréal (UQAM), no Canadá. Luiza Monteiro explica que "os intérpretes-criadores trazem à cena encantarias reveladas por meio de mergulhos individuais e coletivos, vivenciados em processos de imersão criativa".

Após sua estreia na capital paraense, o espetáculo escolheu Salvador para iniciar uma nova temporada de circulação, que abrange as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Além das apresentações na capital baiana, a turnê prevê passagens por Rio Branco, no Acre, e Cuiabá, no Mato Grosso. A diretora ressalta a intenção por trás da rota: "Queremos descentralizar a arte, saindo do eixo Rio-São Paulo e promovendo a circulação cultural em outras regiões do país".

A escolha de Salvador para dar o pontapé inicial na turnê não foi aleatória. De acordo com a artista visual e produtora Danielle Cascaes, a cidade se destaca pela sua "expressiva força cultural". "Salvador pulsa cultura. É um lugar onde queremos entender como o conceito das encantarias — mais ligados aos rios — será recebido por um público acostumado com o mar. São águas diferentes, cidades diferentes. Estamos muito empolgados para esse encontro", comentou Cascaes.

O espetáculo integra o "Circuito Na Beira: poética, formação e intercâmbio", que foi contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, contando com o apoio da Funarte e do Ministério da Cultura.

Além das apresentações, o público em Salvador terá a oportunidade de se aprofundar no universo artístico da montagem por meio da Oficina Gratuita "Encantaria-corpo". A atividade propõe experiências corporais e sensoriais a partir das práticas que fundamentaram a criação de "Na Beira". A oficina ocorrerá no sábado, 24 de maio, das 9h às 12h, na Escola de Dança da UFBA, localizada na Avenida Milton Santos. A participação é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de experiência prévia. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla. Esta oficina também faz parte do Circuito "Na Beira" e conta com o mesmo apoio institucional do Governo Federal e da Funarte.