SEC debate estratégias para promover a alfabetização de jovens e adultos nas periferias urbanas

O Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Angélica Vergne de Morais, localizado no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, sediou no último domingo (18) o II Encontro de Alfabetizadores da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias Urbanas (JORNALFA).
Com o tema "A revolução pela educação popular", o evento teve como foco a discussão de ações formativas essenciais para o aprimoramento do trabalho dos alfabetizadores. Entre os pontos abordados estiveram a introdução do método “Sim, eu posso”, a socialização de experiências educativas, o debate sobre os conceitos de educação popular e educação de jovens e adultos, além de um aprofundamento na relação entre educação e questão racial, conectando-a com a análise da conjuntura social.
A secretária destacou a relevância da iniciativa: "Esta agenda é muito importante para a gente, pelo nosso compromisso com quem mais precisa, que é a educação de jovens, adultos e idosos. E quem vai fazer essa revolução são esses alfabetizadores, no lugar deles de liderança, que organizam, que conhecem várias associações, que reúnem esses grupos, que trabalham para que educadores e educadoras possam ir para as comunidades alfabetizar".