Seguindo marca de Francisco, Papa leão XIV prega diálogo e acolhimento da igreja em 1º discurso

Publicado em 08/05/2025 às 17:58:07
Seguindo marca de Francisco, Papa leão XIV prega diálogo e acolhimento da igreja em 1º discurso

Em seu primeiro pronunciamento como Papa Leão XIV, realizado nesta quinta-feira (8) na sacada da Basílica de São Pedro, o novo pontífice clamou pelo amor de Deus e pela união entre a Igreja e seus fiéis.

"Deus nos ama, Deus ama todos vocês. O mal não poderá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, juntos de mãos dadas com Deus e uns com os outros, prossigamos", declarou Leão XIV, ressaltando a necessidade de Cristo como elo entre a humanidade e o amor divino. "Somos discípulos de Cristo, a humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Nos ajudem também e ajudem uns aos outros, nos ajude a conduzir o diálogo, todos juntos", pediu.

O novo Papa expressou gratidão ao Papa Francisco e aos cardeais que participaram do Conclave, responsáveis por sua eleição. "Obrigado Papa Francisco, quero agradecer também a todos os irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro para caminhar junto com vocês em uma Igreja em unidade, sempre em busca da paz e da justiça e sempre tentando trabalhar com homens e mulheres fiéis para sermos missionários", afirmou.

Leão XIV enfatizou a importância da união e da abertura das igrejas católicas em todo o mundo, pregando a construção de pontes e o diálogo. "Sou filho de Santo Agostinho, sou Agustiniano", disse, antes de dirigir uma saudação especial à Igreja de Roma. "Precisamos tentar juntos ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes e diálogos sempre aberta para receber todos aqueles que precisam de nossa caridade. Queremos sempre uma Igreja que avance, que esteja sempre em paz, principalmente por aqueles que sofrem", completou.

O Papa Leão XIV também fez questão de saudar sua diocese no Peru, onde desenvolveu grande parte de sua trajetória religiosa.