Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, é preso em operação contra corrupção em SP

Publicado em 12/08/2025 às 12:17:16
Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, é preso em operação contra corrupção em SP

O empresário Sidney Oliveira, conhecido por ser o proprietário da rede Ultrafarma, foi detido na manhã desta terça-feira, 12. A prisão ocorreu no âmbito de uma operação deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) com o objetivo de desmantelar um esquema de corrupção. As investigações apontam para o envolvimento de auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda.

A ação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (GEDEC), investiga supostos favorecimentos a empresas do setor varejista, em troca do recebimento de propina.

Além de Sidney Oliveira, a operação resultou em outros dois mandados de prisão temporária. Entre os detidos está um fiscal de tributos estadual, que o MP-SP aponta como o principal articulador do esquema, e um terceiro empresário, sócio de companhias que teriam sido beneficiadas.

Conforme informado pelo MP-SP, a operação também contemplou a realização de mandados de busca e apreensão em residências dos envolvidos e nas sedes das empresas sob investigação. As apurações, que se estenderam por vários meses, indicaram que o fiscal suspeito teria manipulado processos administrativos para viabilizar a quitação de débitos fiscais de forma irregular.

O Ministério Público detalhou que os investigados podem responder por crimes como corrupção ativa e passiva, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. As diligências permanecem em curso, tendo sido fundamentadas em análise documental, quebra de sigilo bancário e fiscal, e interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça.

As informações foram divulgadas pelo G1.