Sindicância investiga sumiço de ações contra deputado Robinho na Bahia

A Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) abriu uma sindicância para investigar o desaparecimento de três ações judiciais na Comarca de Nova Viçosa. As ações em questão tramitavam contra o deputado estadual Robinho (União). A determinação partiu da Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro e foi publicada nesta sexta-feira (29). O objetivo é apurar as circunstâncias do sumiço, localizar os processos e identificar os possíveis responsáveis pela falha.
As ações judiciais que desapareceram na Comarca de Nova Viçosa foram movidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Elas se referem a alegações de atos de improbidade administrativa cometidos por Robinho durante seu mandato como prefeito do município, entre os anos de 2005 e 2012.
Para liderar a investigação, foi designado o Juiz Assessor Especial da Corregedoria, Icaro Almeida Matos. O magistrado terá um prazo de 60 dias, a partir da publicação da portaria, para conduzir as apurações. A sindicância inclui a busca pelos documentos físicos ou digitais e a oitiva de servidores envolvidos, com o objetivo de apresentar um relatório final detalhado sobre os fatos.