SMS promove programação especial em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Publicado em 23/04/2025 às 16:35:32
SMS promove programação especial em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Em um esforço para combater a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que atinge globalmente mais de um bilhão de pessoas, conforme dados do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador intensifica suas ações de conscientização. Em preparação para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, a SMS promove uma série de atividades com foco no diagnóstico precoce e na promoção de estilos de vida saudáveis.

Mais de 120 unidades de saúde na capital baiana estão engajadas em iniciativas como rodas de conversa, oficinas, palestras educativas e intervenções em salas de espera, todas voltadas à prevenção e ao controle da hipertensão. A programação inclui ainda ações especiais no Sábado do Homem e atividades extramuros, com distribuição de material informativo para ampliar a conscientização sobre a importância do enfrentamento das doenças crônicas. Detalhes sobre a programação completa estão disponíveis no site www.saude.salvador.ba.gov.br/programacao-hipertensao-arterial/.

Manuela Maciel, técnica do Campo Temático de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS, enfatiza que medidas preventivas como atividade física regular, alimentação equilibrada, abandono do tabagismo, moderação no consumo de álcool e controle do estresse são cruciais para a qualidade de vida. "Ao longo do ano, trabalhamos para informar a população sobre os fatores que contribuem para a hipertensão, seus sintomas e a importância do tratamento e de hábitos saudáveis. Este período serve para intensificar nossos esforços", explica.

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição crônica caracterizada pela elevação persistente da pressão sanguínea nas artérias. Essa condição exige que o coração trabalhe mais intensamente para bombear o sangue, representando um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares.