TCE-BA Homenageia Conselheiro Antonio Honorato com Medalha Ruy Barbosa em Despedida

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) realizou uma sessão especial nesta sexta-feira (8) para celebrar a trajetória e se despedir do conselheiro Antonio Honorato, que se aposenta compulsoriamente ao completar 75 anos. Em reconhecimento à sua contribuição de quase 25 anos à Corte, Honorato foi agraciado com a Medalha do Mérito Ruy Barbosa.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Fátima Nunes (PT), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), e o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União).
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o papel do TCE-BA e a atuação responsável do conselheiro. "Essa honraria é também ao Tribunal de Contas, que sempre zelou e eu, agora como governador, testemunho as iniciativas sempre responsáveis com as contas públicas, que é o foco central do TCE. É garantia de que o recurso público, o orçamento público terá responsabilidade no seu gasto. Hoje é uma honra fazer esse agradecimento a Antonio Honorato por sua contribuição", declarou.
Visivelmente emocionado, Antonio Honorato expressou o sentimento de saudade que o trabalho e os colegas deixarão. "Eu não sei se vou deixar um grande legado, mas vou deixar muitos amigos, e estou levando muita saudade de tudo e de todos. Isso eu tenho certeza. São 25 anos de na casa e eu, sinceramente, estou muito emocionado", afirmou.
Durante sua atuação no TCE, Honorato ocupou cargos como presidente, vice-presidente, corregedor e diretor da Escola de Contas, além de ter relatado contas de governo. Um marco de sua gestão foi a homologação, em 2024, do primeiro Termo de Ajustamento de Gestão entre o Tribunal e o Governo da Bahia, focado na correção de irregularidades em contratos de consórcios públicos intermunicipais.
O presidente do TCE, Marcus Presídio, compartilhou o sentimento de emoção da sessão. "A data de hoje nos traz sentimentos de alegria, por estar celebrando Honorato, concedendo essa medalha a ele, mas também de tristeza, pela saudade que ele vai deixar, e pelos serviços prestados à Bahia e ao nosso Tribunal de Contas. É uma sessão de muita emoção".
A Medalha do Mérito Ruy Barbosa, concedida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 1979, homenageia advogados e personalidades que contribuíram para o direito, a advocacia e a justiça. O conselheiro Antonio Honorato, que ingressou no TCE-BA em 2000 após mandatos como deputado estadual, foi honrado na categoria Tribunal de Contas.