Thiago Carpini pode desfalcar o Vitória contra o Santos; entenda

O técnico Thiago Carpini pode ser um desfalque significativo para o Vitória no confronto diante do Santos, marcado para este domingo (25), às 18h30, no Barradão, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador rubro-negro tem julgamento agendado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para esta sexta-feira (23).
A pauta do julgamento diz respeito à expulsão de Carpini na partida contra o Flamengo, válida pela segunda rodada da Série A, realizada em 6 de abril. Na ocasião, o técnico foi advertido com o cartão vermelho após chutar uma bola que estava próxima ao banco de reservas, durante a comemoração do gol de empate do Vitória.
A conduta de Carpini foi enquadrada no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "condutas contrárias à disciplina ou à ética desportiva". A pena prevista para este tipo de infração varia de suspensão por uma a seis partidas.
Após o incidente contra o Flamengo, Carpini manifestou sua surpresa e discordância com a decisão da arbitragem. Ele declarou que não compreendeu o motivo do cartão vermelho, pois, em sua visão, estava apenas celebrando o gol com seus jogadores.
"Em relação à expulsão, estou com o mesmo sentimento de vocês: sem entender", afirmou o técnico na época. "Se você buscar nas imagens, eu saio correndo, comemorando com os meus atletas, todo mundo pulando. Foi um momento de alegria, de extravasar. Tinha uma bola parada, eu chutei a bola, até pegou no Osvaldo, pedi desculpas a ele na hora, mas jamais imaginei que seria passível de cartão vermelho", completou.
Carpini sugeriu que, se alguma punição fosse cabível, seria "talvez uma advertência, um cartão amarelo". Ele também questionou a aplicação de critérios, mencionando que já viu "tantos treinadores extravasando dessa maneira".
"Talvez uma advertência, um amarelo. Se eu ainda tivesse chutado a bola para dentro do campo, em direção a um adversário… É difícil entender. Já vi tantos treinadores extravasando dessa maneira. Não sei se vai ter o mesmo critério para todos. Isso é o que me deixa chateado. Acho que precisa haver um protocolo sobre como podemos comemorar. Não foi nada desrespeitoso, apenas um momento de alegria com a minha equipe", concluiu o técnico.
Na tabela do Brasileirão, o Vitória soma nove pontos em nove rodadas e ocupa a 16ª posição. O Santos, por sua vez, está na 19ª colocação, com cinco pontos.