Tiroteios em ações policiais representam quase metade dos confrontos armados em abril, em Salvador

Abril de 2025 registrou um aumento alarmante da violência armada em operações policiais no Brasil, conforme dados do Instituto Fogo Cruzado. O mês contabilizou 71 tiroteios em ações policiais, representando 46% dos 155 confrontos armados mapeados – o maior número do ano até o momento.
Esses confrontos resultaram em 131 mortes e 24 feridos, com 67 vítimas atingidas em contextos relacionados à atuação policial, incluindo quatro policiais militares feridos em serviço.
O levantamento revela um aumento de 29% em relação a março, que registrou 55 tiroteios em operações policiais entre 150 episódios armados. Comparado com abril de 2024, houve um aumento de 20%, quando foram computados 59 tiroteios policiais em um total de 159 ocorrências.
O perfil das vítimas expõe disparidades raciais e etárias: dos 67 baleados em ações policiais, 63 eram adultos (55 mortos e oito feridos) e quatro adolescentes foram mortos. Das 40 pessoas identificadas racialmente, 39 eram negras e apenas uma era branca. A única mulher entre as vítimas também faleceu.
Em abril, duas chacinas ligadas a operações policiais resultaram em nove mortes. O mês também registrou o primeiro caso confirmado de morte por bala perdida em 2025: a estudante universitária Ana Luíza Silva dos Santos foi atingida durante uma operação policial em Salvador, no dia 13 de abril.