Trump e Putin se reúnem no Alasca para discutir guerra na Ucrânia; novo encontro com Zelensky é planejado

Publicado em 16/08/2025 às 00:45:54
Trump e Putin se reúnem no Alasca para discutir guerra na Ucrânia; novo encontro com Zelensky é planejado

Em um encontro de quase três horas realizado nesta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, discutiram a guerra na Ucrânia. O resultado da cúpula, segundo a agência Reuters, foi o compromisso de organizar uma nova reunião, desta vez com a participação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Trump esteve acompanhado de seu secretário de Estado, Marco Rubio, e do enviado especial Steve Witkoff. Pelo lado russo, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o assessor de política externa, Yuri Ushakov, estiveram presentes.

Após a reunião, o ministro da Defesa russo, Andrey Belousov, descreveu o clima entre os líderes como "excelente". Kirill Dmitriev, enviado especial russo, considerou as conversas "notavelmente boas", conforme relatado pela agência Interfax.

O encontro aconteceu em uma sala na base da Força Aérea dos EUA. Trump havia declarado previamente que seu objetivo era obter de Putin um acordo para um cessar-fogo e o estabelecimento de um diálogo direto com Zelensky para pôr fim ao conflito, que teve início em fevereiro de 2022.

Na chegada a Anchorage, Putin foi recebido com honras por Trump na pista da base aérea. Apesar de um breve cumprimento entre os líderes, não houve declarações à imprensa. Em seguida, ambos seguiram juntos em uma limusine presidencial americana até o local da reunião.