UFRB lidera projeto para impulsionar Meninas e Mulheres na ciências em sete escolas públicas no interior baiano; saiba mais

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lidera o BIOFEMME, um projeto inovador que visa impulsionar a participação feminina na ciência, tecnologia e sustentabilidade. A iniciativa atua em sete escolas públicas baianas, buscando simplificar conceitos de áreas como matemática, química, física e biologia, conectando-os à realidade das estudantes do ensino fundamental e médio.
O projeto oferece 35 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), proporcionando às alunas uma imersão no mundo da pesquisa científica por meio de oficinas, palestras e experimentos práticos. A professora Carine Alves, coordenadora do BIOFEMME e docente de Engenharia de Energias (CETENS/UFRB), ressalta que o projeto busca despertar o interesse das alunas pelas ciências exatas, engenharias e computação, evidenciando o papel crucial dessas áreas na construção de um futuro sustentável.
Aprovado na Chamada CNPq "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação", o BIOFEMME pretende despertar a curiosidade científica e a consciência ambiental nas jovens, ensinando-as a produzir biocombustíveis e analisar seus impactos ambientais e viabilidade econômica.
Em entrevista, a professora Carine Alves destaca que a experiência da equipe em pesquisa sobre biocombustíveis facilita a integração das ações do projeto, unindo excelência científica e compromisso social para formar futuras cientistas. O BIOFEMME conta com a colaboração da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e SENAI CIMATEC, permitindo ações integradas com alcance significativo em todo o estado.
O projeto também oferece sete bolsas de apoio técnico para professoras orientadoras e bolsas para alunas da graduação das instituições parceiras, promovendo o contato com cientistas e profissionais renomados, abrindo novas perspectivas para as participantes.
Tainá Bispo, estudante do Colégio Estadual Santa Bernadete, expressa seu entusiasmo com o projeto, destacando a grande quantidade de conhecimento que já adquiriu e sua vontade de aprender ainda mais.
Outras escolas que integram a rede BIOFEMME incluem o Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (Feira de Santana), o Centro Territorial de Educação Profissional de Araci (CETEP — Araci), o Colégio Estadual Teotônio Vilela (Feira de Santana), o Colégio Estadual Teofilândia (Teofilândia), o Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Cansanção) e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Itabuna).
Para o professor Jorge Menezes, docente de Química da UFRB e membro da equipe do BIOFEMME, o projeto demonstra a força do uso da tecnologia no interior do estado, sendo crucial para fortalecer o sistema científico e tecnológico da Bahia, promovendo um futuro mais igualitário e próspero. Ele também ressalta a importância de incluir a diversidade nas carreiras científicas e tecnológicas, devido à crescente demanda global por fontes renováveis de energia e profissionais qualificados.