UPB vai a Brasília pedir apoio a ministérios em enfrentamento à seca

Publicado em 25/04/2025 às 11:35:31
UPB vai a Brasília pedir apoio a ministérios em enfrentamento à seca

Uma comitiva da União dos Municípios da Bahia (UPB), liderada pelo presidente Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, buscou apoio em Brasília para mitigar os efeitos da seca que assola o estado. Entre quarta (23) e quinta-feira (25), a UPB solicitou ações emergenciais para garantir segurança alimentar e acesso à água para a população afetada.

As medidas articuladas com os ministérios incluem a distribuição de água por meio de carros-pipa, limpeza de barreiros e aguadas, perfuração e instalação de poços artesianos, além da distribuição de cestas básicas e milho para alimentação animal.

Cardoso se reuniu com os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além do secretário Vanderley Ziger (Agricultura Familiar e Agroecologia).

A UPB informou que 92 municípios baianos já decretaram situação de emergência devido à estiagem prolongada. O presidente da UPB ressaltou a urgência da situação e a necessidade de apoio imediato para evitar maiores perdas, especialmente no setor pecuário. Os ministérios se comprometeram a auxiliar, inclusive com oficinas de orientação aos municípios sobre como solicitar o reconhecimento federal da situação de emergência.

Ainda em Brasília, a UPB também buscou apoio para a aprovação da PEC 66/2023, que trata do novo Refis previdenciário para os municípios. O tema foi discutido com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com a presença da deputada federal Lídice da Mata e do líder do PSD, Antônio Brito. Motta se comprometeu a dar celeridade à tramitação da proposta, que prevê o parcelamento de débitos em 300 meses e um limitador para o comprometimento da receita municipal.