Alexandre de Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno no dia em que é alvo de sanção dos EUA

Publicado em 31/07/2025 às 09:10:59
Alexandre de Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno no dia em que é alvo de sanção dos EUA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi incluído na lista de sanções do governo dos Estados Unidos na mesma quarta-feira (30) em que foi visto na Neo Química Arena, em São Paulo, assistindo ao clássico entre Corinthians e Palmeiras. Moraes, torcedor do Corinthians, foi fotografado sorrindo, acenando e fazendo um gesto obsceno, em imagens divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A sanção, anunciada horas antes pelo Departamento de Estado norte-americano, atinge Moraes e outras autoridades brasileiras, com base em alegações sobre suas atuações institucionais no país. O governo dos EUA sancionou o ministro com base na Lei Magnitsky, que visa punir estrangeiros envolvidos em corrupção ou violações graves de direitos humanos. O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA publicou a decisão nesta terça-feira (30).

Com a medida, quaisquer bens ou ativos de Moraes em território americano ficam congelados, e transações financeiras com ele são proibidas para cidadãos e empresas dos EUA. Esta ação ocorre após a revogação de vistos de entrada nos EUA para ministros do STF e seus familiares, anunciada em 18 de abril pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, que citou nominalmente Alexandre de Moraes. Rubio justificou as decisões pela preocupação com o uso do Judiciário para fins políticos, citando o processo em andamento no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.