Copom aumenta Selic para 14,75% ao ano e taxa de juros alcança maior patamar em 20 anos

Publicado em 07/05/2025 às 22:46:07
Copom aumenta Selic para 14,75% ao ano e taxa de juros alcança maior patamar em 20 anos

Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, fixando-a em 14,75% ao ano. Este é o patamar mais alto desde julho de 2006, quando a taxa alcançou 15,25%.

O Copom justificou o aumento citando o cenário de incertezas no ambiente externo, com ênfase na política econômica dos Estados Unidos e seus impactos no comércio global. A guerra tarifária iniciada durante o governo Trump foi apontada como um fator de risco inflacionário para o Brasil.

O comunicado do Copom ressaltou que a política comercial global gera incertezas sobre a economia, especialmente em relação à desaceleração econômica e seus efeitos inflacionários heterogêneos entre os países, impactando a política monetária.

Para a próxima reunião, o comitê sinalizou uma postura cautelosa, considerando o avanço do ciclo de alta de juros e seus efeitos ainda não totalmente perceptíveis na economia brasileira. A necessidade de flexibilidade para incorporar novos dados que afetem a dinâmica da inflação também foi destacada.