Diretora da Globo é acusada de maus-tratos nos bastidores de novela; Amora Mautner já fez atriz chorar

Publicado em 13/05/2025 às 14:53:14
Diretora da Globo é acusada de maus-tratos nos bastidores de novela; Amora Mautner já fez atriz chorar

Acusações de maus-tratos pesam sobre a diretora Amora Mautner nos bastidores da nova trama da Globo, 'Êta Mundo Melhor'. A profissional, conhecida por seu trabalho em novelas de sucesso como 'Celebridade', 'Paraíso Tropical' e 'O Cravo e a Rosa', estaria gerando um clima de tensão na produção.

De acordo com informações divulgadas pela coluna de Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, Mautner, que possui 35 anos de casa na emissora, teria proferido xingamentos direcionados a funcionários e figurantes. O comportamento da diretora seria tão problemático que profissionais estariam considerando deixar a novela.

A principal queixa dos prestadores de serviço e de membros da equipe seria o tratamento ríspido dispensado por Amora Mautner a todos os profissionais, incluindo atores em início de carreira. Relatos apontam para comentários depreciativos e de cunho preconceituoso, com críticas diretas sobre o peso e a aparência de funcionários.

"Ela fala na frente de algumas pessoas, não é tão escondido assim. Não é uma coisa que ela fala em particular. Com os famosos, não", disse uma fonte à coluna, acrescentando que a diretora já teria pedido a demissão de alguns profissionais.

O temperamento rigoroso de Amora Mautner não seria novidade para quem já trabalhou com ela. A própria diretora já abordou abertamente sua postura em diversas palestras. Em um trecho que viralizou na internet, Mautner descreve uma situação em que levou uma atriz às lágrimas durante os ensaios de uma novela, sem identificar a pessoa ou a produção em questão.

Segundo seu relato na ocasião: "Ensaiamos quatro cenas com a mulher, olhei pra ela e falei ‘Vem cá, estou odiando trabalhar com você. Vou te falar duas coisas: opção um, não vamos crescer nisso, vamos cada uma fazer seu papel básico, eu mando e você obedece’. Péssimo, acabou o dia deprimida as duas. ‘Opção dois, vou me abrir pra você e você vai se abrir pra mim’. Foi horrível. Chorou. Chorou, já tá bom. Alguma coisa viva veio (…) Ficou deprimida, voltou linda no dia seguinte."

Voltando aos bastidores de 'Êta Mundo Melhor', a coluna de Fábia aponta um clima de tensão acentuada, onde profissionais temem retaliações caso decidam denunciar publicamente a situação. "Muita gente da equipe cogita largar a novela por não conseguir lidar com os maus tratos dela", revela a reportagem.

Um incidente recente teria reforçado o clima nos últimos dias. A diretora teria manifestado fúria em decorrência do atraso de um carrinho elétrico, veículo utilizado para locomoção rápida dentro dos estúdios. Segundo testemunhas, ela "gritou com os produtores, colocou o dedo na cara, gritou com o figurante, que chegou até a passar mal!". A gritaria teria sido audível por todos que passavam pelo corredor, expondo a produção a constrangimento ao tentar acalmar a diretora e controlar a confusão.