Eleições da CBF terão votação totalmente presencial na sede da entidade

Publicado em 24/05/2025 às 23:59:12
Eleições da CBF terão votação totalmente presencial na sede da entidade

As eleições para definir o novo presidente, os vice-presidentes e o Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão confirmadas para este domingo, dia 25 de agosto. O pleito acontecerá de forma exclusivamente presencial, na sede da entidade, localizada no Rio de Janeiro.

Embora o Regulamento do Processo Eleitoral previsse a possibilidade de votação remota, nenhuma das federações estaduais ou clubes das Séries A e B manifestou interesse em aderir a essa modalidade dentro do prazo estabelecido. Dessa forma, todos os votos serão computados de maneira presencial. Em comunicado oficial, a CBF confirmou: "A despeito de o Regulamento do Processo Eleitoral ter previsto a possibilidade de votação à distância, as federações e os clubes das Série A e B não optaram oportunamente por essa modalidade".

A votação será realizada eletronicamente e definirá os dirigentes para o quadriênio 2025/2029. Este processo eleitoral acontece em um cenário de crise institucional, marcado pelo afastamento de Ednaldo Rodrigues por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e pela validação do novo processo eleitoral em Assembleia Geral Extraordinária no último sábado (24).

A eleição contará com a presença de observadores da FIFA e da CONMEBOL, entidades que foram formalmente informadas sobre todas as etapas do processo.

Com o apoio declarado de 25 das 27 federações estaduais e o respaldo de dez clubes das Séries A e B, o atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Samir Xaud, é o único candidato inscrito para as eleições. Ele desponta como franco favorito para assumir a presidência da entidade máxima do futebol brasileiro. Se eleito, Xaud se tornará o 21º presidente na história da CBF.