Em meio a obras e desapropriação, Hospital Geral de Itaparica terá licitação que vai definir nova gestão

Publicado em 09/05/2025 às 03:04:07
Em meio a obras e desapropriação, Hospital Geral de Itaparica terá licitação que vai definir nova gestão

O Hospital Geral de Itaparica (HGI), localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), passará a ser gerido por uma organização social (OS) selecionada por meio de licitação. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou o edital para a escolha da entidade que ficará responsável pela gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde na unidade.

A seleção da OS será feita com base na melhor técnica apresentada. A abertura das propostas está agendada para o dia 1º de julho, às 9h. Empresas interessadas em participar do processo podem obter mais informações através dos e-mails [email protected] e [email protected], pelos telefones (71) 3115-4195/4340, ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Este processo licitatório ocorre após o Governo do Estado desapropriar um terreno vizinho ao hospital, com 8.553,81 m², localizado às margens da BA-532, para a ampliação da unidade. A Sesab já realizou estudos e projetos para a utilização do espaço, que será fundamental para a requalificação e expansão do hospital.

Em outubro de 2023, o governo estadual anunciou um investimento de R$ 8,3 milhões para a reestruturação e expansão de áreas como o abrigo de resíduos, central de gases e subestação. A previsão de conclusão das obras é para o primeiro trimestre de 2025.

Atualmente, o HGI oferece atendimento de urgência e emergência em diversas especialidades, incluindo clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato-ortopédica e saúde mental. A unidade dispõe de 52 leitos e serviços de internação, atendimento ambulatorial com consultas especializadas e cirurgias, além de procedimentos de diagnose e terapias.

As obras de intervenção no hospital incluem a readequação das enfermarias para maior conforto dos pacientes e melhoria da assistência, além da renovação das redes de gases, elétrica e hidráulica para aumentar a segurança. A reforma também abrangerá o centro cirúrgico, a central de material esterilizado, o almoxarifado e outras áreas de apoio.