Ensino Médio Integral: Desempenho Superior no ENEM 2024 e Impacto Social

Estudantes matriculados em escolas estaduais com Ensino Médio Integral (EMI) apresentaram um desempenho superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, quando comparados aos alunos de escolas de turno parcial. A constatação é de uma pesquisa recente do Instituto Sonho Grande, que analisou microdados do exame divulgados pelo Inep.
A pesquisa revelou que a principal disparidade se concentrou na prova de redação, onde alunos de escolas integrais obtiveram, em média, 12 pontos a mais que seus colegas de escolas regulares. Em instituições com 100% de matrículas em tempo integral, essa diferença chegou a 27 pontos. Na área de matemática e suas tecnologias, o desempenho foi cinco pontos acima da média das escolas de turno parcial.
Ana Paula Pereira, diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, associou a ampliação da jornada escolar a melhores resultados de aprendizagem. "Esses dados vão ao encontro ao que já vínhamos observando em outras pesquisas: estudantes do ensino médio integral aprendem mais, quando comparados aos de tempo parcial", afirmou.
O estudo também identificou que os melhores indicadores de desempenho estão concentrados na região Nordeste. O Censo Escolar 2024 aponta que Pernambuco lidera a proporção de alunos em tempo integral, com 69,6%, seguido por Ceará (54,6%), Paraíba (54,5%), Piauí (54,1%) e Sergipe (35,2%). Em contrapartida, o Distrito Federal (6,4%) e Roraima (8,1%) apresentam os menores índices.
Na região Nordeste, a vantagem do EMI foi ainda mais acentuada. A média geral dos alunos de escolas integrais superou em 18 pontos a dos estudantes de turno parcial. Na redação, a diferença atingiu 48 pontos. Em Pernambuco, estudantes de escolas com oferta 100% integral tiveram um desempenho médio 68 pontos superior, enquanto no Ceará essa diferença chegou a 134 pontos.
"Os governadores colocaram o integral como agenda central, garantindo planejamento consistente, formação de professores e acompanhamento pedagógico contínuo. Com isso, o modelo deixou de ser uma experiência pontual e se consolidou em larga escala, o que gera impacto coletivo", destacou Ana Paula Pereira.
O levantamento indicou que, entre as 100 escolas cearenses de ensino médio com melhores notas no Enem 2024, 98 oferecem a modalidade integral. Em Pernambuco, foram 89 escolas, e na Paraíba, 84.
Resultados semelhantes já haviam sido apontados por um estudo anterior, intitulado "Efeitos do Ensino Médio em Tempo Integral sobre os Indicadores Educacionais dos Alunos", realizado por economistas em parceria com o Instituto Natura. Essa pesquisa, baseada em dados de 2017 a 2019, mostrou que alunos de escolas integrais apresentaram 16,5% mais participação no Enem e notas mais altas, especialmente em redação, com uma diferença de 29 pontos.
Maria Slemenson, superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura, considera a expansão do EMI uma das principais iniciativas de transformação social no país. "O ensino médio integral é a política pública em andamento no Brasil que tem mostrado maior potencial de transformação. Esse modelo é um caminho promissor para avançarmos na construção de uma sociedade mais próspera e justa", declarou.
Especialistas ressaltam que, além do impacto no desempenho acadêmico, o EMI acarreta benefícios sociais e econômicos. "Quando olhamos para esse conjunto de evidências, fica claro que o Ensino Médio Integral não é apenas uma política educacional, mas uma estratégia de desenvolvimento social e econômico para o Brasil", afirmou Ana Paula Pereira.
Pesquisas indicam que estudantes de escolas integrais têm maiores chances de ingresso no ensino superior, ocupam postos de trabalho mais qualificados e alcançam melhores salários. Adicionalmente, há evidências de redução de violência, desnutrição, transtornos de comportamento, gravidez na adolescência e uso de substâncias entre os jovens atendidos pelo modelo.