Ex-diretora do presídio de Eunápolis teria mantido relacionamento amoroso com detento líder de facção da região

Publicado em 03/07/2025 às 23:05:29
Ex-diretora do presídio de Eunápolis teria mantido relacionamento amoroso com detento líder de facção da região

A ex-diretora do presídio de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, que está presa desde o início do ano sob suspeita de facilitar a fuga de 16 detentos após um ataque em dezembro passado, teria mantido um relacionamento amoroso com Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dada, apontado como principal liderança da facção Primeiro Comando de Eunápolis.

Dada estava detido na unidade prisional no momento da invasão armada, que teria como objetivo sua fuga. Ele segue foragido.

A suposta relação amorosa veio à tona após reportagem do BATV, na noite desta quinta-feira (3). Testemunhas relataram que a ex-diretora e Dada mantinham encontros dentro do presídio. Em depoimento, o ex-coordenador de segurança da penitenciária, Wellington Oliveira Souza, afirmou que Joneuma e o criminoso tinham "encontros frequentes" e "sempre a sós".

Segundo o depoimento divulgado pelo BATV, esses encontros aconteciam na sala de videoconferência, com o vidro da porta obstruído por uma folha de papel, configurando reuniões sigilosas que chamavam a atenção dos funcionários pela regularidade e duração.

A investigação aponta ainda que Joneuma teria permitido a entrada irregular de diversos objetos no presídio, incluindo roupas, ventiladores, freezers e sanduicheiras, atendendo a pedidos de criminosos.

O advogado de defesa de Joneuma, Arthur Nunes Gomes, alega que as concessões de regalias foram resultado de negociações para "estabelecer a ordem dentro do sistema prisional", visando a prevenção de rebeliões.

Em contrapartida, a advogada e irmã de Joneuma, Joceuma, negou o romance, afirmando que sua irmã está sendo injustamente acusada e que "ela nunca teve nenhum relacionamento com essa pessoa".