Falsa médica é presa após se passar por especialista em crianças cardiopatas; entenda

Sophia Livas de Morais Almeida, de 32 anos, foi presa nesta segunda-feira (19) por ser suspeita de atuar como falsa médica, em Manaus. A educadora física se apresentava como especialista em cardiologia pediátrica em um podcast sobre saúde.
Segundo o G1, a mulher participava do programa semanal em uma plataforma de vídeos, fazendo entrevistas com médicos e outros profissionais da área. Em um dos episódios, Sophia fez sugestões ao poder público se apresentando como especialista.
"Reconhecer a cardiopatia como uma das más-formações que mais mata, criar um dia para isso, tanto no Poder Legislativo como no Executivo", afirmou a suspeita no programa.
A Polícia Civil disse que Sophia Livas é formada em Educação Física e atuava ilegalmente como médica especialista no tratamento de crianças cardiopatas, trabalhando em hospitais públicos, clínicas particulares e dando aulas como professora voluntária em faculdades de medicina em Manaus.
A investigação da polícia apontou ainda que a suspeita trabalhava dentro do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), tendo carimbo de uma médica verdadeira que compartilhava o mesmo primeiro nome, fazendo com que ela conseguisse atuar de forma independente.
VÍDEO ? Falsa médica é presa após se passar por especialista em crianças cardiopatas pic.twitter.com/KHTJJZtHuT
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) May 20, 2025