Governo anuncia ações contra fraude no INSS e prejudicados serão notificados no dia 14 de maio

Publicado em 08/05/2025 às 15:46:07
Governo anuncia ações contra fraude no INSS e prejudicados serão notificados no dia 14 de maio

Em resposta a um esquema de descontos ilegais em benefícios previdenciários, descoberto por investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), o governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anuncia nesta quinta-feira (8) um conjunto de ações para combater fraudes no INSS e iniciar o ressarcimento de aposentados e pensionistas lesados.

Uma das principais medidas, conforme anunciado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante coletiva de imprensa, é a centralização da comunicação com os segurados exclusivamente através do canal "Meu INSS". O objetivo é evitar que os beneficiários sejam enganados por mensagens fraudulentas enviadas por outros meios.

Segundo o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, a fraude envolve 12 entidades criadas em diferentes governos para desviar recursos do INSS. O aplicativo "Meu INSS" será utilizado para que os segurados afetados possam registrar suas notificações, informando que foram vítimas do esquema. Esse registro será o ponto de partida para calcular os valores a serem devolvidos e para que o governo dimensione o número de pessoas atingidas e o montante total a ser ressarcido.

A expectativa é que o INSS inicie as notificações aos lesados por fraude a partir do dia 14 de maio.