Sudesb lança licitação para reforma do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador; saiba detalhes

Publicado em 16/05/2025 às 03:05:15
Sudesb lança licitação para reforma do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador; saiba detalhes

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) deu início a um processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada em engenharia civil, visando a reforma do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (15). A estimativa de investimento, segundo apuração, é de R$ 5,2 milhões.

Conforme o Aviso de Licitação nº 004/2025, o certame ocorrerá na modalidade concorrência presencial, do tipo menor preço. A sessão pública está agendada para o dia 6 de junho de 2025, às 10h, e será realizada por videoconferência. Embora a participação seja remota, a entrega dos envelopes com a documentação de credenciamento, proposta de preços e habilitação deverá ser feita presencialmente. O prazo final para entrega é 4 de junho, até as 12h, na sede da Comissão de Licitação da Sudesb, localizada na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), nº 159, 3º andar, em Salvador. Os documentos devem ser apresentados na forma especificada no instrumento convocatório, em envelopes separados, lacrados e rubricados, conforme assinado por Osvan Rodrigo dos Santos Ramos, presidente da Comissão de Contratação.

O projeto de reforma abrange diversas intervenções, incluindo a recuperação da área externa e interna (coletivas e administrativas), a implantação de um novo sistema de drenagem, a requalificação das arquibancadas, da área de jogo e da cobertura metálica. Estão previstas ainda a reforma do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), a instalação de iluminação em LED, sistemas de sonorização e de proteção e combate a incêndio, além de pintura geral e adequação da área de carga e descarga.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou que "Após mais de uma década de uso, o equipamento já vinha enfrentando o desgaste natural do tempo. Assim, nossa área técnica identificou necessidade da intervenção e dos serviços que estão sendo agora licitados". Ele informou que, após a assinatura do contrato, a previsão é de seis meses para a conclusão das obras.

Idealizado para receber diversas modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas, como basquete, vôlei, handebol, futsal, jiu-jitsu e judô, o ginásio é atualmente utilizado pela equipe de basquete do Esporte Clube Vitória, que disputa a Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB. Além disso, o espaço recebe com frequência eventos de jiu-jitsu e judô, especialmente nos fins de semana, e projetos sociais durante a semana.

O diretor de basquete do Vitória, Augusto Britto, recebeu a notícia da reforma com otimismo, mas ressaltou os desafios atuais. "A gente vê essa possibilidade com bons olhos porque o ginásio necessita. Lá tem um problema crônico de alagamento e o principal que tem que ser feito é a reforma da quadra. 'Maquiar' é fácil, mas resolver os problemas dos locais é o grande desafio", afirmou Britto, mencionando reformas anteriores que não resolveram a situação do telhado, que apresenta "muita pingueira" quando chove, e a necessidade urgente de um piso adequado para competições nacionais.

Emerson Ferretti, presidente do Esporte Clube Bahia Associação, também comentou a iniciativa positivamente, destacando a importância de instalações de qualidade para o desenvolvimento esportivo. "Equipamentos esportivos de qualidade são fundamentais para o desenvolvimento de atletas e a organização de competições. O Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras é um espaço esportivo importante na cidade, e essa reforma é muito bem-vinda para melhorar a qualidade do nosso esporte", disse Ferretti, cujo clube tem investido em modalidades olímpicas como basquete e vôlei.

Inaugurado em 2014, o Ginásio de Cajazeiras foi construído pelo Governo do Estado e teve um custo final de aproximadamente R$ 13 milhões, após atrasos significativos em relação ao cronograma inicial. Com capacidade para 2.060 espectadores, a estrutura conta com diversas instalações de apoio para atletas e público.