Julgamento de Zambelli e hacker por invadir sistema do CNJ começa nesta sexta

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta sexta-feira (9) a ação penal que tem como réus a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti, acusados de invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. O julgamento ocorrerá no plenário virtual da Corte entre os dias 9 e 16 de maio.
A defesa de Zambelli havia solicitado que o julgamento fosse realizado de forma presencial, com a retirada do caso da pauta virtual, para que pudessem apresentar suas alegações oralmente. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido, argumentando que o formato virtual não compromete o direito de defesa.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Zambelli de ser a mandante intelectual da invasão, que teria como objetivo emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Delgatti confessou ter realizado o ataque.
Ao longo do processo, Zambelli negou as acusações de ter ordenado a invasão e de ter solicitado a Delgatti que hackeasse o sistema do CNJ. Por outro lado, o hacker reiterou as acusações contra a parlamentar, confirmando que a invasão foi solicitada por ela.