PDT: Deputado Léo Prates critica afunilamento com governo Lula e divergência na Bahia

O deputado federal baiano Léo Prates (PDT) avaliou a atual conjuntura partidária do PDT, detalhando as movimentações que levaram ao distanciamento da sigla em relação ao governo federal e os impactos dessa decisão na Bahia. Em entrevista ao BN, o parlamentar, em seu primeiro mandato no Congresso, explicou a posição de independência da bancada do PDT na Câmara.
"Há, nesse momento, uma posição de independência da bancada do PDT na Câmara em relação ao governo federal. A bancada do Senado manteve o apoio", pontuou Prates. Ele acrescentou que o partido busca unidade em prol do Brasil e que, apesar de possuir "bandeiras identitárias com o governo federal", como explicitado à Ministra Gleisi Hoffmann, o PDT não pode "colaborar com o governo e ser tratado como oposição".
O contexto para o afastamento se intensificou após a saída de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, do Ministério da Previdência. Lupi pediu demissão em maio deste ano em meio a investigações da Operação Sem Descontos, que apura fraudes no INSS.
"Nós temos o intuito de colaborar com o Brasil, de fazer o Brasil crescer e melhorar a vida do povo brasileiro, mas nós também precisamos ser respeitados", declarou o deputado. Quanto aos desdobramentos na Bahia, Léo Prates lamentou a divergência interna, destacando que o caminho escolhido pela liderança estadual do PDT, sob o comando do deputado Félix Mendonça Jr., foi de "aproximação com o governo Jerônimo", em contraposição à postura nacional.
"Em relação à Bahia, eu lamento muito porque eu fui voz vencida. O partido, por meio da liderança do presidente Félix, a quem respeito, decidiu pela aproximação com o governo Jerônimo. Apoiamos a candidatura de ACM Neto na última eleição e eu ingressei no PDT nessas condições, assim como a vice-prefeita Ana Paula Matos, e nós nos manteremos alinhados com o projeto que ajudamos a construir com ACM Neto e Bruno Reis", concluiu Prates.
A íntegra da entrevista com o deputado federal Léo Prates será divulgada pelo BN nesta segunda-feira (04), a partir das 11h10.