Ministério da Saúde libera R$ 100 milhões para atendimento a crianças com SRAG no SUS

Em resposta ao aumento das internações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Ministério da Saúde destinou R$ 100 milhões para fortalecer o atendimento pediátrico no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, oficializada nesta terça-feira (6), visa aprimorar a assistência a esse grupo vulnerável.
Dados do boletim Infogripe da Fiocruz revelam que, em 2024, foram registrados 45.228 casos de SRAG, com 42,9% apresentando resultado positivo para algum vírus respiratório. Desses, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) foi o agente causador em 38,4% dos casos, seguido pelo rinovírus (27,9%), Covid-19 (20,7%), influenza A (11,2%) e influenza B (1,6%).
O cenário atual de SRAG aponta para o predomínio do VSR em crianças pequenas e um aumento nas infecções por influenza em idosos. Diante desse quadro, o Ministério da Saúde promoverá, no dia 10, o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país.
"O Brasil retomará as grandes mobilizações nacionais pela vacinação, nossa principal ferramenta para salvar vidas", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "No caso da gripe, a imunização pode reduzir em até 60% os casos graves e óbitos. Estamos trabalhando em parceria com estados e municípios para assegurar que todos os grupos prioritários recebam a proteção necessária."